AFINAL O SUBPELO ACINZENTADO É INDICATIVO DE ALOPECIA X?

 

Essa é uma questão recorrente para Tutores e Criadores de Spitz. Vamos então compreender melhor qdo o subpelo cinza é normal e quando pode ser indício de uma alteração inicial da Alopecia X (na foto o subpelo cinza de um exemplar afetado e a pelagem laranja pós-tratamento):

 

Filhotes de Spitz nascem, em geral, com a pelagem mais escura que aquela que terão qdo adultos (exceção aos cremes claros, brancos, pretos e pretos e canela). Podemos perceber o mesmo em seus ancestrais lupinos, nestes por razões de melhor camuflagem dos filhotes.

Na maioria dos casos de Alopecia X o pelo infantil não passa pela primeira troca (aos 3/4 meses), ou seja, há a retenção de boa parte do pelo e subpelo infantis, seu envelhecimento, consequente alteração de textura e por fim a queda. Esta pelagem infantil muitas vezes tem o subpelo acinzentado – que é perdido aos ¾ meses nos cães normais, mas que é retido nos animais alopécicos. Assim jovens adultos ainda apresentarão subpelos acinzentados.

 

Deve-se, entretanto, diferenciar o subpelo acinzentado infantil dos casos alopécicos e aquele presente em cães normais. Estes últimos também podem ter o subpelo acinzentado quando são de determinadas cores, notadamente os exemplares cremes-sable (estes, em geral, tem os bigodes pretos) e os laranjas-sable bem claros (nas fotos alguns exemplares creme-sable e laranja claro-sable).

Endocrinologia

Veterinária.com 

M.V. MSc.
Alexandre Bastos Baptista

 

 

  • Facebook Metallic